EnfeiteINFORMATIVOS
Receba os Informativos da Prefeitura
de Anhembi em seu e-mail. Cadastre-se!
IPCA - 2016 - 7,87%

27/09/2017 às 14:20:00
› GEISERITOS DE ANHEMBI COMEÇA A RECEBER VISITA DE ESCOLAS

A quarta feira, 27 de setembro, se tornou um dia histórico! Na data em que se comemora o dia Mundial do Turismo, Anhembi recebeu a visita de um grupo de alunos da Escola Waldorf Rudolf Steiner, da grande São Paulo. Vinte e sete alunos do sexto ano, coordenados pelo Professor Gustavo Costa,
 foram conhecer e estudar o "Monumento Natural Geiseritos de Anhembi", que é, talvez, o único registro geológico no mundo de atividade hidrotermal muito intensa no período Permiano. A equipe de Meio Ambiente da Prefeitura acompanhou o grupo durante o passeio pedagógico, e o Prefeito Miguel Machado também fez questão de ir até o local para dar as boas vindas ao grupo e aproveitou para conversar com os professores responsáveis. Miguel abriu as portas de Anhembi e se colocou à disposição para futuros projetos.
A professora Berenice Balsalobre, responsável pelo museu de Mineralogia da Escola Aitiara de Botucatu, fez uma breve explicação sobre os Geiseritos de Anhembi, já no local, e as crianças puderam observar de perto a riqueza que está em terras Anhembienses. Segundo Berenice, os Geiseritos podem se tornar patrimônio da humanidade. "Eu soube que somos a primeira escola a vir visitar, mas tenho certeza que será a primeira de muitas, pois esse tesouro precisa ser explorado", finalizou a professora.
Ao fim do roteiro, os alunos passaram pelo Parque Ecológico de Anhembi, para ver de perto o Rio Tietê, que também fez parte do programa de estudos da garotada. E todos ficaram espantados com a limpeza da cidade. Professores e alunos presentearam Anhembi com comentários do tipo:  "Nossa, que cidade bem cuidada".

A equipe de Meio Ambiente aliada a equipe de Turismo do município pretendem estreitar relações com a Professora responsável, a fim de desenvolver futuros projetos nessa área.

“Já estamos em contato e iremos marcar reuniões para elaborar um plano de trabalho voltado aos Geiseritos  de Anhembi. Vamos estruturar o local para receber melhor os futuros visitantes” afirmou Raul Silva, Diretor de Meio Ambiente. “E que venham novos grupos, novos exploradores, novos turistas! Anhembi está de portas abertas” finalizou ele.

O QUE SÃO OS GEISERITOS DE ANHEMBI?

Os Geiseritos são mais antigos que os dinossauros e guardam informações sobre o passado do planeta. Os chamados “Geiseritos de Anhembi” são monumentos naturais Geológicos que podem ser definidos como recursos não renováveis de caráter científico e cultural, de conteúdo importante para o conhecimento e estudo da evolução dos processos geológicos do nosso planeta. Segundo o Professor Dr. Jorge Kazuo Yamamoto da USP: “O que encontramos em Anhembi é talvez o único registro geológico no mundo de atividade hidrotermal muito intensa no período Permiano. Para ser da idade do Permiano, a conservação é excelente e talvez não exista algo similar em todo o mundo, diante do número de cones encontrados”, explicou o Professor Yamamoto. Segundo o pesquisador da USP, isso ocorre porque os cones foram “desenterrados” graças a uma erosão geologicamente recente, algo que pode ter começado há “apenas” 200 mil anos. Uma Lei Estadual nº 12.687/2007, de autoria do Deputado Estadual Adriano Diogo, que cria o “Monumento Natural Geiseritos de Anhembi”, foi promulgada pelo governador do Estado de São Paulo com a finalidade de preservar esses registros de grande importância geológica e belezas cênicas do município de Anhembi. O Monumento está localizado à aproximadamente 9 quilômetros da cidade, na Estrada da Cherp sentido Escola Agrícola.

.

Galeria de Vídeos:   Ver mais
Publicado: de de
As belezas de Anhembi

Anhembi é uma cidade pequena e acolhedora, que encanta a todos pelas suas belezas naturais.

LOCALIZAÇÃO:
Icone prefeitura@anhembi.sp.gov.br
Praça: Prefeito Ismael Morato do Amaral, n° 67,
CEP: 18620-000 | Centro - Anhembi / SP
Central de Atendimento:
(14) 3884-9020
Atendimento Atendimento de Segunda-feira a Sexta-feira das 8 h as 11:30 h e das 13 h as 17:30 h.,